Home » » História do Colégio Dom Bosco em Cachoeira do Campo (MG)

História do Colégio Dom Bosco em Cachoeira do Campo (MG)

Written By Ana Claudia Gomes on terça-feira, 2 de abril de 2019 | 04:59



Foto: Estado de Minas

1. A formação de Ouro Preto

A origem de Ouro Preto está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.
Pela junção deste e dos vários arraiais adjacentes, tornando-se sede de conselho, a região foi elevada à categoria de vila em 1711 com o nome de Vila Rica. Em 1720 foi escolhida para capital da nova capitania de Minas Gerais. Em 1823, após a Independência do Brasil, Vila Rica tornou-se oficialmente capital da então província das Minas Gerais, passando a ser designada como Imperial Cidade de Ouro Preto. Em 1839 foi criada a Escola de Farmácia e em 1876 a Escola de Minas. Foi sede do movimento sedicioso conhecido como Inconfidência Mineira. Foi a capital do estado, desde que se instituiu a República, em 1889, até 1897.
A antiga capital de Minas conservou grande parte de seus monumentos coloniais e em 1933 foi elevada a Patrimônio Nacional, sendo, cinco anos depois, tombada pela instituição que hoje é o IPHAN. Em 5 de setembro de 1980, na quarta sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, realizada em Paris, Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade. 

Em 1897 Ouro Preto perde o status de capital mineira, especialmente por não apresentar alternativas viáveis ao desenvolvimento físico urbano, sendo a sede transferida para o antigo Curral Del’Rey (onde uma nova cidade, Belo Horizonte, planejada e espaçosa, estava sendo preparada). A vetusta cidade continuou polarizando seus distritos, sendo, contudo, o município somente a sombra do que foi outrora o Termo de Vila Rica. Em 1923, pela Lei N° 843 de 7 de setembro, emancipa-se a antiga Itabira do Campo, atual Itabirito, e em 1953 cria-se o município de Ouro Branco, desmembrado do de Ouro Preto pela Lei N°1039, de 12 de dezembro.

Atualmente são os seguintes os distritos de Ouro Preto: Cachoeira do Campo, Amarantina, Glaura (Casa Branca), São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite, Rodrigo Silva, Miguel Burnier, Engenheiro Correia, Santa Rita, Santo Antônio do Salto, Antônio Pereira e Lavras Novas.

Destes, os que têm origem colonial são: Cachoeira do Campo, São Bartolomeu, Glaura (Casa Branca), Amarantina, Antônio Pereira e Lavras Novas. Tomaram vulto no século XIX pela atividade comercial: Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Salto, Santo Antônio de Leite (apesar dos três também terem cerne no século XVIII, só tomaram impulso no XIX). Desenvolveram-se no século XIX em conseqüência da presença da ferrovia (com marcante presença de arquitetura ferroviária): Rodrigo Silva, Miguel Burnier e Engenheiro Corrêa.

Situado em terreno extremamente montanhoso e acidentado, somente a febre aurífera escolheria este rincão como palco de uma cidade. A relação ocupação humana X relevo e geografia proporcionou a Ouro Preto algumas especificidades históricas. A evolução histórico-urbana dos núcleos de povoamento pode, desta maneira, ser estudada por dois vieses: a ocupação gradual de determinadas áreas, segundo o relevo, e a formação de caminhos-eixo que condicionariam a feição atual da cidade.

O primeiro foco de interesse - e o que mais óbvio nos parece - diz respeito, justamente, à ocupação dos morros e encostas. Aportados aqui os primeiros exploradores - dos quais Antônio Dias e Padre João de Faria Fialho parecem ser os mais importantes, emprestando seus nomes ainda à toponímia local - a ocupação deu-se de duas formas: nas margens dos ribeiros, onde o ouro abundava, e nos morros que circundam a cidade, repletos de minas e sarilhos. Nos primeiros tempos tomaram vulto os arraiais que ocuparam as íngremes encostas. Dominados por pequenas e pitorescas capelas e por extensas áreas mineradoras, estes arraiais fizeram o fausto de vários aventureiros, alguns erigidos em verdadeiros potentados locais (com este perfil, destaca-se Pascoal da Silva Guimarães, dono das minas do Ouro Podre, incendiadas a mando do Conde de Assumar em 1720). Estes vários núcleos, de ocupação muito antiga, teriam logo seu brilho ofuscado por outros, nascidos às margens dos ribeiros, nos fundos dos vales que sulcam a cidade.

Dois arraiais se distinguiram fora das montanhas: o Arraial de Nossa Senhora do Pilar e o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Suas duas capelas, situadas nas proximidades de córregos auríferos, tiveram atuação preponderante na evolução urbana do núcleo maior que então se desenhava. Tanto é assim que em 1711, com a criação da Vila Rica, os dois núcleos foram eixo de discussão, e em 1724, com a instituição das primeiras freguesias coletivas das Minas Gerais, Pilar e Antônio Dias tiveram seus templos elevados à categoria de igrejas paroquiais. Pouco tardou e as antigas matrizes foram postas em reconstrução vultosa. As diversas irmandades que concorreriam no todo das obras são de fundamental importância para se entender a sociedade ouro-pretana do século XVIII, síntese que pode ser considerada de toda a sociedade colonial mineira. Várias destas irmandades se encarregaram, posteriormente, da construção de novos templos, mais condizentes com a realidade dos confrades. Juntamente com a arquitetura civil, esta arquitetura de caráter religioso, marca indelevelmente a paisagem.

O Pilar tem sua Mercês, Rosário e sua igreja de Ordem Terceira, o Carmo. Antônio Dias tem também sua Mercês e Rosário (Santa Efigênia) e também sua representante de Ordem Terceira, São Francisco de Assis. Não é coincidência que as duas Ordens Terceiras, rivais, se encontrem já à beira do topo do Morro de Santa Quitéria. Naquele momento se delineava de vez a conformação urbana da velha capital: a Casa de Câmara e Cadeia estava em construção e o Palácio dos Governadores já estava em uso. O Morro de Santa Quitéria teve seu cimo terraplanado. A Praça, atualmente chamada Tiradentes, se tornava o ponto central e o clímax físico evolutivo do período aurífero.

Assim podemos sintetizar a evolução urbana da cidade: das capelinhas das montanhas circundantes aos fundos dos vales, dos fundos dos vales novamente ao cimo das montanhas. Este sobe/desce dos morros, alem de transportar técnicas e gentes, se reinventou nos estilos: do barroco simplório das capelinhas antigas, ao fausto barroco das matrizes; do barroco paroquial, soberbo e taciturno, à elegância da curvilínea rococó de São Francisco e Carmo. E na Praça, ponto convergente? A fachada da Casa de Câmara e Cadeia aspira ares neoclássicos, enquanto o Palácio, mais antigo, herda sua planta das antigas fortalezas lusas. Isto sem falar dos ecletismos que em tempos posteriores pontuariam as ruas e vielas de outras influências.

2. Cachoeira do Campo

As principais fontes para uma história de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto onde se localiza o Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas são, segundo os estudos de inventário do patrimônio cultural da localidade (OURO PRETO, 2007): a Monographia da Freguezia da Cachoeira do Campo, escrita pelo Padre Afonso Henriques de Lemos e publicada pela Revista do Arquivo Público Mineiro em 1911; Cachoeira do Campo, a Filha Pobre de Ouro Preto, memórias de Lúcio Fernandes Ramos publicadas nos anos 1960; e os manuscritos produzidos pelo erudito João Baptista Costa entre 1930 e 1970.

Outras obras, especialmente de memórias, contribuem para a reinvenção historiográfica do distrito que vem, organizadamente, reivindicando seu status de lugar, como todos, histórico. Dentre as obras, citam-se ainda Da Mocidade à Velhice, de José de Lemos, obra dos anos 80, e ainda pesquisadores de importância extra-regional, que abordam a história de Cachoeira, como Diogo de Vasconcelos, Ivo Porto de Meneses, Vicente Racciopp e Augusto de Lima Júnior, este último tendo inclusive dedicado anos de estudo às práticas pedagógicas das Escolas Dom Bosco, que funcionaram no conjunto de edificações ora tombado.

A designação “campo”, principal elemento toponímico da denominação da localidade em estudo não se refere apenas ao aspecto físico da região em que se encontra, mas especialmente ao tipo de regionalização que os exploradores paulistas seiscentistas fizeram enquanto se apropriavam do lugar.

A primeira região com que se depararam os conquistadores foi a da nação cataguá, limítrofe com São Paulo. Com o tempo, a denominação cataguá foi estendida a todo o sertão situado a norte da Serra da Mantiqueira.

Dominada a nação cataguá, os paulistas puderam se assenhorar de regiões mais interioranas e as designaram conforme os aspectos geográficos de cada uma. Da Serra da Mantiqueira até a Borda do Campo, denominou-se cataguá (cerrado alternando-se com matas); da Borda do Campo até a Serra da Itatiaia, chamou-se Congonhas (mato sumido ou campo); e além da Itatiaia e da Serra da Cachoeira, estava o sertão do Caeté (mato fechado).

Já em inícios do século XVIII, essas designações parecem ter sido aportuguesadas, adotando-se simplesmente Campos, Mato Dentro, e, no caso de Cataguá, Minas Gerais dos Cataguases, nome depois dado à capitania. As localidades inseridas em cada uma dessas regiões receberam, em seus nomes, alusões a elas, como aconteceu com Cachoeira do Campo, Congonhas do Campo ou Conceição do Mato Dentro.

Durante o século XVII, as expedições conhecidas como Entradas e Bandeiras cruzaram o Brasil à caça de riquezas e escravos. A mais antiga bandeira de que se conhece a circulação pela região onde se situa Cachoeira do Campo é a de Fernão Dias Paes, chamado caçador de esmeraldas. Ele explorou o cerrado mineiro até os limites de Mato Dentro, estando Cachoeira na fronteira entre os Campos e Mato Dentro; por essa razão, é possível que o famoso explorador tenha estado na região entre 1674 e 1675.

A ocupação da região de Cachoeira propriamente dita, entretanto, é atribuída a um aventureiro menos conhecido, Manuel de Melo, que ali teria se estabelecido por volta de 1680. Os indícios que corroboram essa assertiva são: inscrição de 1709 localizada em um dos livros da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Cachoeira, que designa o lugar com Cachoeira do Manuel de Melo. A população atribui ruínas localizadas no Bairro Nossa Senhora das Dores, hoje também conhecido como bairro Santa Luzia à antiga moradia de Manuel de Melo. Um outro vestígio é uma bússola de marfim do século XVIII, encontrada na Matriz de Nossa Senhora de Nazaré. Este instrumento, típico dos bandeirantes, talvez seja o mais contundente vestígio da presença de aventureiros e famílias em Cachoeira no final do seiscentos.

Para além disso, há a hipótese de que as primeiras fixações luso-brasileiras na região tenham se dado em função da possibilidade de produção agrícola na região, diferentemente da região das lavras. Essa é a posição do Padre Afonso Henriques de Lemos que, em sua Monographia da Freguezia da Cachoeira do Campo, supracitada, alude a uma grande fome que se teria abatido sobre a região das lavras nos anos de 1700 e 1701, a qual atraíra para Cachoeira empreendedores que a tornaram um importante centro regional agrícola.

As características de fertilidade e abundância do solo em Cachoeira foram determinantes para a trajetória histórica do conjunto ora tombado, o Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas: suas adjacências abrigaram sucessivamente pastagens de cavalos, colônia e escola agrícola e fazenda-modelo.

Logo senhores de terra se estabeleceram na região de Cachoeira, dando início a um período de fausto, representado, por exemplo, por construções como a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré (1708).

Desde os primórdios, o nome da povoação esteve ligado à existência de uma cascata. Não há certeza sobre qual das cachoeiras locais foi identificada como a principal pelos primeiros habitantes, havendo as hipóteses de serem as corredeiras abaixo da famosa Ponte do Palácio[1] ou as cascatas do Morro da Mata, estas mais comumente reconhecidas como tal.

Cachoeira do Campo vem construindo a sua memória, centripetamente à centralização das narrativas históricas no território da antiga Vila Rica, lançando mão de, dentre outras estratégias, registros de sua participação em fenômenos reconhecidos amplamente como “marcos históricos”. Assim é que sua historiografia passa obrigatoriamente por eventos como a Guerra dos Emboabas, a Revolta de Filipe dos Santos, a Sedição de 1833 e a Conjuração Mineira.

Com relação à Guerra dos Emboabas, confronto entre paulistas, que reivindicavam para si o direito exclusiva de exploração dos sítios auríferos, como seus legítimos descobridores, e os recém-chegados de diversas outras regiões, já atraídos pelas riquezas descobertas, principalmente os portugueses[2]. Cachoeira foi cenário de uma batalha decisiva, acontecida em novembro de 1708, ocasião em que os emboabas conseguiram tomar a localidade após três dias de encarniçada luta. O frei emboaba, Francisco de Meneses, procurou organizar a sagração do líder reinol, Manuel Nunes Viana como primeiro governador da Minas, mas o pároco local, Amador Bueno, teria fugido pelos matos. Assim, fora preciso arrombar a porta da igreja e ornamentá-la para que desse lugar à acorrida cerimônia de sagração.

Há dúvidas sobre a igreja de que se trata nessa ocasião, se a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, que estava em plena construção, se a Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho.

Segundo o inventário de Cachoeira do Campo (OURO PRETO, 2007), ainda é possível ver vestígios de prováveis trincheiras construídas durante a Guerra dos Emboabas.

Também da Revolta de Filipe dos Santos Cachoeira do Campo foi palco privilegiado. Em 1720, o governo português, representado na Capitania pelo Conde de Assumar, propôs a instalação de casas de fundição nas Minas – para, no processo de fundição e padronização do formato das peças de ouro, ser recolhido o Quinto.

O descontentamento da população mineradora gerou manifestações nos diversos arraiais, acontecendo em Cachoeira do Campo a manifestação de um dos expoentes do movimento, que na Praça da Matriz apregoava inflamado discurso contra o governo português. No próprio adro da igreja, foi preso e levado para Vila Rica, onde recebeu os castigos exemplares do enforcamento e esquartejamento em presença do Conde de Assumar.

A tradição local em Cachoeira insiste em que o castigo de Filipe dos Santos se dera ali mesmo, ao ser arrastado por cavalos pela Ladeira (atual Rua Padre Afonso de Lemos) e esquartejado sem julgamento prévio (OURO PRETO, 2007). A praça principal de Cachoeira, onde estava a prisão em que parte do corpo de Filipe dos Santos ficou exposta, recebeu, por isso, seu nome.

Após a sedição, o Conde de Assumar sugeriria ao Rei de Portugal a separação entre as Minas e São Paulo, e também a construção de um quartel[3] e de um palácio para os governadores em Cachoeira do Campo, tendo em vista sua localização estratégica, inclusive o fato de para ela convergirem os principais caminhos da capitania. O capitão-general, por isso, chegou a defender que a sede do governo, isto é, a capital, ficasse em Cachoeira.

Feitos os debates com a Câmara de Vila Rica (LEMOS, 1911), achou-se mais conveniente estabelecer em Cachoeira apenas o quartel e a residência de campo dos governadores onde estariam a salvo das turbulências de Vila Rica sempre que necessário. De fato, alguns governadores chegaram a preferir o Palácio de Campo de Cachoeira como residência oficial, como foi o caso do Visconde de Barbacena (LEMOS, op. cit.) e de Dom Rodrigo José de Menezes.
Segundo a avaliação de Lemos (1911, p. 97),

o acontecimento de summa e decisiva importância para os futuros destinos de Cachoeira do Campo foi, sem dúvida, a escolha que deste lugar fizeram os Governadores da antiga Capitania, para ahi edificarem aprazível casa de campo (...) Nas temporadas em que ahi veraneavam os faustosos governadores, acompanhados de suas nobres famílias e esplendido séquito do governo, Cachoeira transformava-se em pequena e lusida corte.

O Palácio foi, depois, palco de algumas das cenas decisivas para a desmontagem da Inconfidência Mineira.

Quanto à Sedição de 1833, esta será melhor discutida na própria abordagem dos fenômenos que envolveram o Antigo Quartel do Regimento da Cavalaria de Minas Gerais, que teve papel decisivo no desfecho do movimento.

A Inconfidência Mineira, por sua vez, como sobejamente conhecido, foi o planejamento de um movimento conspiratório no último quartel do século XVIII, quando já se esgotavam as Minas. Para conter a progressiva diminuição da arrecadação, a Coroa Portuguesa decidiu instaurar a Derrama, que seria a cobrança forçada das quantias faltantes para que se alcançassem as cem arrobas mínimas de ouro anualmente recolhidas pela Coroa. O anúncio da Derrama provocou insatisfações generalizadas, inclusive, a partir de 1788, o delineamento da conspiração denominada Inconfidência Mineira.

Tiveram participação no movimento, por razões as mais diversas, inclusive dívidas com a Coroa ou ideias libertárias em circulação no mundo ocidental, poetas, eruditos, políticos, fazendeiros, mineradores, sacerdotes e militares. Especialmente a participação dos militares será discutida ao longo destes estudos técnicos.

A Inconfidência Mineira pretendia formar uma nação independente nas Minas. O Alferes da 6ª Companhia do então Regimento de Cavalaria de Minas, cuja sede era o bem ora tombado, foi o principal propagandista do levante, e também o mais exemplarmente castigado e o mais incensado pela memória nacional brasileira, posteriormente.
Entretanto, a Inconfidência não chegou a se realizar. O tenente-coronal Joaquim Silvério dos Reis, também integrante do Regimento de Cavalaria, denunciou o movimento na própria Cachoeira do Campo, no Palácio dos Governadores, sendo seguido por outros denunciantes, como ele interessados em perdão de dívidas e outras benesses da Coroa.

Os inconfidentes foram presos e enviados ao Rio de Janeiro, onde, após as investigações conhecidas como Devassa, foram condenados ao degredo perpétuo. Tiradentes foi enforcado, esquartejado e suas partes expostas pelos caminhos das Minas.

Debalde a Inconfidência, o processo de declínio por que passaram as Minas não cessou. O abandono das lavras provocou drástica queda demográfica. Em Cachoeira, grandes fazendeiros sobreviveram aos pequenos agricultores, pois a economia das Minas voltar-se-ia mais ao abastecimento, a partir dali.

O desaparecimento do fausto também reduziu a produção e conservação de testemunhos históricos sobre a Cachoeira oitocentista, lacuna que se faz sentir inclusive para o estudo do funcionamento do Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas e da Coudelaria Real, sediados no conjunto ora tombado. Entretanto, deixaram testemunhos sobre a Cachoeira do Campo do século XIX alguns viajantes europeus que por ela passaram, especialmente Auguste de Saint Hilaire, Johann Emanuel Pohl e Hermann Burmeister.
Registrou Saint Hilaire (2004, p. 89):

A uma légua de José Henriques, a 20ᵒ 22’ lat. S. e 32ᵒ 20’ long., acha-se a aldeia de Cachoeira ou N. Sra. de Nazaré de Cachoeira do Campo, cabeça de uma paróquia que compreende três sucursais e uma população de mais de 2.180 almas. Cachoeira foi construída sobre as encostas de duas colinas opostas[4], e compõem-se de casas separadas umas das outras. Os governadores da província tinham outrora, nesta aldeia, uma residência de descanso a que dão o nome de palácio; mas esta casa acha-se abandonada e parece que, ao tempo de minha viagem ia pô-la em leilão. Cachoeira deve, sem dúvida, sua fundação aos mineradores, pois nos arredores vêem-se escavações profundas[5] que tiveram por objetivo a extração do ouro.

Registraremos as anotações de Pohl e Burmeister mais adiante, por terem grande interesse para os estudos do bem ora tombado.

O final do século XIX e início do século XX foram marcados pela estagnação econômica em Cachoeira do Campo, porém sua vida social continuava eivada de aspectos pouco presentes em outros pequenos povoados mineiros, fruto da convivência com a sociedade de corte de outrora (RAMOS, ano)[6].

Foi no século XIX, mais precisamente em 1856, que nasceu uma das mais relevantes manifestações culturais de Cachoeira, a banda musical Euterpe Cachoeirense. Conta a tradição que a banda tentava congregar membros dos dois partidos adversários no arraial, o conservador (cujos membros eram chamados chimangos) e o liberal (aos quais se designava cascudos). A certa altura, teriam os membros conservadores da banda executado uma serenata excluindo, propositadamente, os liberais. Estes resolveram organizar uma serenata nos mesmos moldes, desta feita excluindo os conservadores. Assim, a banda musical de Cachoeira acabou por separar-se em duas, uma sediada na parte alta do arraial – a Banda Euterpe Cachoeirense, por isso chamada Banda de Cima – e outra sediada na parte baixa – a Sociedade Musical União Social, ou Banda de Baixo. A Banda de Cima era também conhecida como “tropa de linha” e a Banda de Baixo como “barbeiros”[7] (OURO PRETO, 2007).


3. O Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas e adjacências

A edificação que domina o conjunto objeto dos estudos técnicos neste processo de tombamento abrigou, sucessivamente, o antigo Quartel do Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais, o Estabelecimento das Manadas Reais ou Coudelaria Real, a Colônia Agrícola Cesário Alvim e as Escolas Dom Bosco, instituições que serão abordadas com preeminência nestes estudos históricos.

O Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria das Minas Gerais tem sua história ligada a um longo processo de especialização policial de militares na região das lavras, para garantir a segurança das autoridades e das riquezas que circulavam, especialmente as arrecadadas pela Fazenda Real. Este processo inicia-se em 1719, com a chegada dos Dragões d’El Rey em Vila Rica (atual Ouro Preto), em duas companhias recrutadas ao norte de Portugal e somando sessenta homens. Antes deles, as políticas da ordem da região eram desenvolvidas através principalmente das companhias de ordenanças, milícias formadas pelos agregados dos potentados locais e por eles comandadas, a partir da legitimação dada por patentes reais. Havia também tropas auxiliares e homens-do-mato.

Os Dragões têm origem portuguesa, sendo citados nas fontes desde 1642 (COTTA, 2012), tendo começado a sua atuação como infantaria de apoio à cavalaria. Mas a sobrecarga aos cavalos fez com que passassem a ter cavalos próprios, vindo a constituir um setor das cavalarias. Em 1785, os Dragões tinham se emancipado, tornando-se uma das quatro “ordens soldadescas” do Exército de Portugal (Cavalaria, Infantaria, Artilharia e Dragões). Os Dragões eram uma espécie de infantaria a cavalo, com função de transporte, enquanto a cavalaria propriamente dita tinha funções de correrias, escoltas, inquietação e vigia avançada.

Os Dragões se deslocaram para as Minas a pedido do Conde de Assumar, mais especificamente para “a guarda dos governadores, do comboio da Fazenda de Sua Majestade e para o socorro contra os poderosos” (COTTA, 2006, p. 46). As atividades dos Dragões, portanto, estavam diretamente vinculadas ao processo de imposição do poder da Coroa portuguesa sobre os homens fortes locais, à manutenção da arrecadação dos impostos e à conservação da ordem e do sossego públicos. A vantagem de utilizar os Dragões é que eles combinavam atributos da infantaria e da cavalaria, podendo atuar desmontados, com as clavinas, pistolas e espadas de que eram armados (COTTA, 2012, p. 295).

A América Portuguesa viria a ter três corpos militares de Dragões: o das Minas, o do Rio Grande e o de Sacramento. Enquanto as companhias do sul eram formadas por militares propriamente ditos, os Dragões de Minas apresentavam funções protopoliciais. Isso, sem prejuízo de participarem dos esforços militares nas áreas de fronteira, pois recebiam um rigoroso treinamento militar a partir da criação do Regimento de Cavalaria.

Devido à carestia, ao receio de deserção e à ganância pelo ouro, arbitrou-se pagar aos Dragões vencimentos quatro vezes maiores do que os que se praticavam em Portugal, decisão que teria funestas consequências posteriores, pois os Dragões não se habituariam a soldos menores nas ocasiões em que fosse necessário ampliar a tropa. Todavia, os atrasos constantes do pagamento eliminavam os efeitos porventura positivos dos soldos. Um militar podia ficar anos sem receber seus soldos, o que era uma prática comum não só em Portugal, como também na França e na Espanha. Para sobreviver, os militares mantinham “contas” em estabelecimentos comerciais locais.

A chegada dos Dragões trouxe uma série de dificuldades às principais vilas mineiras, pois não havia quartéis. Os homens foram “aboletados”[8] nas casas dos moradores, provocando frequentes reivindicações quanto à mudança desse estado de coisas, ainda que os Senados das Câmaras da Vila Rica e da Vila do Ribeirão do Carmo (atual Mariana) custeassem as despesas dos efetivos. Ainda, a presença do Dragões trouxe certa instabilidade ao sistema de ordenanças local, em que potentados de cada localidade obtinham patentes militares como forma de distinção social, e mantinham, por conta própria, pequenos regimento.

A sedição de 1720 contra o Conde de Assumar teve, entre seus motivos, a perda dos postos pelos oficiais das companhias de ordenanças, a inserção de uma tropa regular nas Minas e a insatisfação devido aos “aboletamentos” dos Dragões.

Segundo Lemos (1911), nesse momento o Conde de Assumar teria proposto a ereção de uma Casa de Fundição em Cachoeira do Campo, para onde também recomendava a mudança da sede do governo, por razões estratégicas. Dos debates do capitão-general com a Câmara de Vila Rica, teria sido destinada a Cachoeira do Campo apenas a residência de campo dos governadores, uma década depois.

Na prática, os “aboletamentos” persistiram em lugares longínquos. Mas em Ribeirão do Carmo e em Vila Rica, a elaboração das plantas dos quartéis ficou sob a responsabilidade do capitão dos Dragões, José Rodrigues de Oliveira. Já em 1724, estavam em construção os quartéis dessas localidades, mas só ficaram prontos ao final da década. O custeio da construção em Vila Rica foi bancado pelos próprios moradores, enquanto a Câmara da Vila do Carmo adquiriu e cedeu aos Dragões terras para o pasto dos cavalos. Para Cotta (2001), a construção dos quartéis deveu-se não apenas a sossegar as gentes das vilas, mas também a permitir a rápida reunião dos efetivos militares em caso de emergência.

Em 1731, por ordem de Dom Lourenço de Almeida, além de um Palácio para residência dos Capitães Generais, edificou-se em Cachoeira do Campo um quartel para os Dragões, transferindo-se também para as vastas pastagens da mesma fazenda os cavalos que eram tratados nos pastos do Ribeirão do Carmo (COTTA, 2001, p. 11). Segundo Lemos (1911, pp. 102-3), o quartel foi situado a seis quilômetros do Palácio, sendo construído em madeira e dele não restando mais vestígios no início do século XX. Começa assim a tradição de aquartelamento em Cachoeira do Campo, atual distrito de Ouro Preto.

Foram importantes para a escolha do local as razões geográficas e estratégicas. Segundo Lemos (1911, p. 103), o quartel foi implantado na base da Serra dos Moraes, que prolonga-se e quase se encadeia à Serra de Ouro Preto, com a pequena interseção do Rio Taboões. Este lugar era considerado uma passagem estratégica para Vila Rica, por entre desfiladeiros, segundo a própria avaliação do Conde de Assumar.

Em 1735, uma Ordem Régia determinava que os Dragões girassem de quatro em quatro meses entre os quartéis de Vila Rica, Ribeirão do Carmo e Cachoeira do Campo[9], a fim de que não sedimentassem relações com os habitantes da cada localidade, com prejuízos para os interesses da Coroa.

Em 1740, os Dragões de Ribeirão do Carmo foram reunidos aos de Vila Rica, concentrando-se o cuidado dos cavalos em Cachoeira do campo.

Em 1760, quando o problema do aquartelamento dos Dragões foi considerado finalmente resolvido (COTTA, 2012), o efetivo já estava envelhecido, doente, muitos necessitando reforma. Foi a época da criação do Hospital Militar em Vila Rica, onde ficavam muitos Dragões internados, deixando desguarnecidas as funções de proteção para eles previstas. Até esse momento, as companhias de Dragões jamais ultrapassariam o limite de 245 homens.

A partir de 1762, Portugal passou por ampla reforma nas estruturas militares, que deve ser compreendida no bojo do despotismo esclarecido do Marquês de Pombal, no qual a racionalização administrativa foi um fundamento. Não tardaria esse movimento se fazer sentir em terras mineiras.

Por um conjunto de fatores, tais como as informações sobre a desorganização, indisciplina e corrupção nas tropas regulares, repassadas pelo então governador ou capitão-general Dom Antônio de Noronha, além das guerras no sul do Brasil, a Coroa Portuguesa sentiu necessidade de reorganizar suas forças militares, atualizar seus regulamentos, armamentos e métodos de combate. Como já ocorrera anteriormente, entregou ao famoso discípulo de Frederico II da Prússia, Conde de Schaumburg Lippe Buckeburg, a tarefa de transformar o ruinoso estado de coisas reinante no setor militar. Além de outros oficiais, foram para Portugal o Marechal de Campo Johan Heinrich Böhn e o Brigadeiro, especialista em fortificações, Jacques Funck, que logo foram despachados para o Brasil (COTTA, 2001, p. 11).

Em junho de 1775, Dom Antônio de Noronha, autorizado por Dom José I, após dissolver as Companhias de Dragões, retirar dos Corpos Auxiliares os melhores indivíduos, trazer dos Regimentos do Rio de Janeiro oficiais de boa instrução e fazer vir de Portugal um sargento-mor familiarizado com os novos princípios da arte de guerra, criou o Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Era um Corpo diferente dos demais que existiam nas Minas, por ser tropa mineira, instruída e paga pela Fazenda Real, além de possuir regulamentos militares, bons armamentos e uniforme. Sua criação foi resultado da presença em Minas do General Johan Heinrich Böhn, então comandante das tropas portuguesas no Brasil e que antes de partir para o sul deixava reorganizados os Corpos Militares do Rio de Janeiro e Minas. (COTTA, 2001., p. 12).

Quando da criação do Regimento Regular, D. Antônio de Noronha reservou para si o posto de Coronel, sendo o efetivo inicial de 474 homens. Posteriormente, por Ordem do Conde de Sarzedos, o efetivo foi elevado para 600 militares. Agregada ao Regimento, existia uma Companhia de carregadores de Infantaria, com 73 homens e 30 pedestres destinados para o correio, e outra de 130 praças, que compunham Esquadras de Caçadores do Mato. A Companhia de Infantaria foi regulada pelo Conde de Sarzedos e as Esquadras de Caçadores pelo Governador Pedro Maria, para opor-se às invasões dos botocudos. (COTTA, 2001, p. 16).

Segundo Cotta (2001), o Tenente-General Böhn, Inspetor Geral do Exército Português, foi um dos principais responsáveis pela aplicação dos regulamentos do Conde de Lippe, referentes aos uniformes, organização, tática e disciplina militar no Brasil. Quando da criação do Regimento de Cavalaria de Minas era ele o Comandante de todas as tropas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia em qualquer parte do Brasil. Foi também comandante das Forças Militares no Sul do Brasil, as quais estavam encarregadas da missão de reconquistar o Rio Grande de São Pedro, a Colônia de Sacramento e Ilha de Santa Catarina, que estavam em poder dos espanhóis desde 1763.

O próprio D. Antônio de Noronha, como militar, zelava pessoalmente pela disciplina do Regimento de Cavalaria de Minas do qual, como já mencionado, era Coronel. Em carta ao Marquês de Pombal, alertava que “agora fica sempre a metade da Tropa disciplinando-se no quartel, e o resto guarnecendo os postos por onde se receia poder haver algum extravio de ouro/diamantes”.

Basta dizer que o Regulamento do Regimento Regular de Cavalaria de Minas era de autoria do Conde de Schaumburg Lippe Buckeburg. A técnica usada nos famosos regulamentos prussianos, que a Europa toda imitou depois das vitórias de Frederico II, constava de uma decomposição do tempo: quanto mais se multiplicam suas subdivisões, melhor se desarticula, desdobrando seus elementos internos sob um olhar que os controla. (COTTA, 2001, p. 17).

D. Antônio de Noronha segue nessa direção ao mandar construir o quartel para o Regimento em Cachoeira do Campo:

O novo quartel, situado em uma graciosa colina, a dois quilômetros do arraial da Cachoeira do Campo, foi mandado construir em 1779, pelo Governador D. Antônio de Noronha, que da metrópole trouxera especiais instruções para a disciplina e reorganização das tropas reais da Capitania (...). O quartel foi erguido como um ponto estratégico, como base de operações, onde congregados fortes contingentes, com facilidade e rapidez, poderiam cair sobre qualquer ponto onde a tranqüilidade pública se visse ameaçada, ficando também os soldados completamente segregados e abrigados de qualquer perniciosa influência a que em seus ânimos quisesse insuflar algum caudilho ou chefe de revoltas. E com efeito colocado na base da Serra dos Morais, que prolonga-se e quase encadeia-se à de Ouro Preto com a pequena interceptação do Rio Tabulões [Taboões], o quartel da Cachoeira é na verdade um ponto estratégico por excelência” (...).[10]



Quanto às questões de racionalização administrativa e financeira que permearam a instituição do Regimento Regular de Cavalaria, foram como se segue: antes da reforma militar, segundo Cotta (2006, p. 61), “as três companhias de Dragões, com 242 militares, consumiam anualmente o soldo de mais de 38 contos de reis. Já os 474 soldados do novo regimento receberiam 37 contos de réis, o que representaria grande economia para a Coroa”. Isso porque a Coroa considerava os soldos dos Dragões incompatíveis com as condições sociais na Capitania, naquele momento, lembrando que haviam sido instituídos em 1719 como forma de atrair militares portugueses para as Minas.

Quanto às despesas com fardamentos, ferragens e capins, o governador de Minas sugeria que se recolhessem aos cofres do Rei as terças dos rendimentos das câmaras. Com a racionalização administrativa, a aquisição de cada cavalo passou a ser feita por vinte mil réis e não por trinta e cinco mil réis, como anteriormente se fazia. Nessa época, padronizaram-se as selas, os arreios e selins dos animais pertencentes aos Dragões.

No começo do setecentos, a manutenção e fabricação de armamentos, selas e selins das companhias de Dragões eram feitas por particulares. Com o Regimento, esses especialistas passaram a ser recrutados e inseridos como militares no estado-maior, em acordo com os regulamentos do Conde de Lippe.

Os estados-maiores se generalizaram nos países europeus na segunda metade do século XVIII. Concebidos como centros especializados na logística militar, tornaram-se decisivos para a profissionalização definitiva dos exércitos. O Estado-maior do Regimento de Cavalaria de Minas era composto por treze militares, supervisionados pelo sargento-mor Pedro Afonso Galvão de São Martinho. Acompanhavam-no o Ajudante do Sargento-Mor (Tenente), o Quartel-mestre, o Capelão, o Auditor e o Cirurgião, além dos especialistas: ajudantes de cirurgião, picador, correeiro ou seleiro, espingardeiro, coronheiro e timbaleiro.

Os especialistas neste Estado-maior eram os seleiros Antônio de Oliveira Moura e Joaquim Xavier dos Santos; o armeiro Manuel João Pereira e o ferreiro Euzébio da Costa Ataíde[11]. Esses artífices teriam fabricado as primeiras espingardas inteiramente confeccionadas na América Portuguesa (COTTA, 2012, p. 322).

O Regulamento do Conde de Lippe previa oito companhias para um regimento de cavalaria. A fim de organizá-las, Dom Antônio de Noronha escreveu aos capitães-mores das comarcas de Vila Rica, Rio das Velhas, Rio das Mortes e Serro do Frio, solicitando-lhes comunicarem a criação do Regimento às pessoas mais capazes de poderem empregar-se nos postos de capitães e que quisessem formar companhias às suas custas. Diversas pessoas se candidataram a esta que era considerada uma honra. Tal dinâmica proporcionou a formação de companhias com fortes laços de parentesco, bem como possibilitou o estabelecimento de redes clientelares no interior do Regimento de Minas. Cada Companhia tinha como oficiais um Capitão, um Tenente e um Alferes, além de sessenta praças, sendo que a primeira e a segunda companhia não teriam capitães, pois nelas iam nomeados o coronel e o tenente-coronel.

Foi na Sexta Companhia que sentou praça, em 1º de dezembro de 1775, o Alferes Joaquim Jose da Silva Xavier, sempre destacado nos documentos posteriores. Antes de ingressar no Regimento, o Alferes estivera no Esquadrão de Cavalaria e Guarda dos Vice-reis no Rio de Janeiro. Segundo Cotta (2012), uma grande preocupação na formação do Regimento de Cavalaria de Minas, assim como dos outros corpos militares contemporâneos, era a seleção profissionais experientes, como aconteceu nesse caso.

A data de criação do Regimento é diferente nos escritos do historiador Augusto de Lima Júnior, tomada como certa pelos vários estudiosos que se lhe sucederam, em relação ao que Cotta (2006) encontrou nas fontes. Enquanto a data tradicionalmente aceita é a de 9 de junho de 1775, Cotta defende a data de 1º de julho de 1775.

A polêmica sobre a data de criação do Regimento tornou-se importante recentemente para a historiografia, pois a Polícia Militar de Minas Gerais resolveu considerar o Regimento Regular de Cavalaria de Minas Gerais sua célula mater. Até que esse posicionamento fosse adotado, a PMMG tinha como sua data-referência 1831. Entretanto, segundo Cotta (2006, p. 65), para que Tiradentes fosse considerado integrante da instituição, essa data deveria retroagir até 1775, pois que Tiradentes foi alferes do referido Regimento. Então, em 1992, o comando da corporação solicitou ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMC) um parecer sobre a data de criação da PMMG. O IHGMC fez ressalvas à própria solicitação da Polícia, por desejar continuidade em relação a uma instituição do Antigo Regime, mas reiterou a data de 9 de junho, antes declarando as dificuldades no acesso às fontes primárias.

A pesquisa de Francis Cotta, nos anos 2000, não encontrou nenhum documento que corroborasse a referida data como de criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Porém, encontrou uma carta enviada, em 1806, pelo governador de Minas, Pedro Xavier de Ataíde e Melo ao Visconde de Anadia, relatando:

Tendo Dom Antônio de Noronha entrado no Governo da Capitania no ano de 1775, nas Instruções que se lhe deram da Secretaria do Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, entre outras, se lhe ordenou que examinando o atual estado da Tropa Regular desta Capitania, e mais tropa miliciana houvesse de calcular com muita prudência e que melhor conviesse aos interesses de Sua Majestade e à defesa desta Colônia, parecendo a Sua Majestade exorbitantíssimos os soldos que se gastavam com três companhias de Dragões (...) houvesse de levantar um Regimento Regular que poderia muito bem ser pago com os mesmos soldos, que então percebiam as três sobreditas companhias de Dragões, ficando deste modo esta Colônia não só com um Regimento Regular de Cavalaria, constando de oito companhias, mas em melhor estado de defesa e de auxílio quando fosse preciso prestar-lhe. Com efeito, este Governador criou um Regimento Regular de Cavalaria, estabeleceu-lhe seus soldos, nomeou oficiais até o posto de Tenente Coronel, inclusive, que principiaram a exercer jurisdição desde 1º de julho de 1775, dando ultimamente conta a Sua Majestade nesta Secretaria de estado competente em ofício de 13 de janeiro de 1776, o que tudo aquele Augusto Senhor se dignou por sua Real Grandeza confirmar.


A rigor, as primeiras cinco companhias foram, segundo Cotta (2006), criadas em 1º de julho; a sexta e a sétima, em dezembro, e a oitava somente em janeiro de 1776. Corroborando essa interpretação, em 25 de julho de 1775, Dom Antônio de Noronha enviara uma carta ao Marquês de Pombal afirmando: “(...) no que respeita ao Regimento da Tropa Paga, remeto a V. Exa. a lista dos oficiais que foi preciso promover; e das companhias novas já uma se acha com praça e as quatro que faltam com muita brevidade se recolherão a este quartel”. Em 13 de janeiro de 1776, Dom Antônio encaminhou uma nova missiva relatando que “em carta de 25 de julho de 1775 enviou relação dos primeiros oficiais criados para o novo Regimento e que agora enviava o restante para que se passassem as patentes”.

Dom Antônio houvera recebido, em janeiro de 1775, a Instrução para se regular a Tropa Paga, determinação régia para a criação do Regimento de Cavalaria de Minas. Entretanto, interpretando à sua maneira as distâncias entre a lei e a prática, Dom Antônio, por exemplo, desejava evitar a fixação de militares por muito tempo em determinado destacamento, pois isso proporcionaria o envolvimento do militar com extraviadores e comerciantes ilegais.

Sobre a disciplina dos militares do novo Regimento de Cavalaria e a relação entre os soldados e o seu comandante, o vice-rei Marquês do Lavradio fez um elogio que Francis Cotta (2006) lembra irônico para os leitores de hoje:

O tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade[12] é muito moço, porém tem comandado as companhias que estão debaixo de sua ordem com muito acerto. Este corpo foi formado de novo, assim de soldados como de oficiais, ele os tem disciplinado e instruído nas evoluções militares, que executam sofrivelmente bem, conserva em respeito e obediência aos seus súditos a quem trata ao mesmo tempo com urbanidade. Este moço tem  muita viveza e compreensão.

Para completar o quadro de disciplinarização dos novos dragões, Dom Antônio mandou construir o novo quartel em Cachoeira do Campo, ou, segundo Cotta (2012, p. 332), “a cerca, pois era preciso fixar os soldados, impedir violências, acalmar os habitantes que suportam mal as tropas de passagem, evitar os conflitos com as autoridades civis, fazer cessar as deserções e controlar as despesas”. Nele, os Dragões eram adestrados a partir do regulamento do Conde de Lippe para o combate em uma guerra regular, isto é, utilizando-se métodos, técnicas e armas que, de certa forma, eram previsíveis e conhecidas em toda a Europa. Assim, o Regimento de Cavalaria foi exercitado e disciplinado tendo em vista o confronto contra um inimigo externo. Nesse particular, teria atingido um excelente nível, fato que transparece nos depoimentos de viajantes europeus. Para o francês Auguste de Saint-Hilaire:

Os soldados do Regimento das Minas são altos, bem constituídos e têm boa apresentação; esse, porém, é o menor elogio que se lhes pode fazer. Em país algum vi corpo de simples militares tão perfeitamente constituído. Bastante diferentes dos homens tão pouco dignos de apreço que constituem os regimentos do Rio de Janeiro, os soldados de Minas pertencem, geralmente, a famílias dignas, sabem todos ler e escrever, e são notáveis por sua polidez, inteligência, excelente conduta e probidade (...). vê-se quantas comissões de responsabilidade e importância são confiadas a esses militares e nunca ouvi dizer que um único tivesse abusado dos depósitos a eles confiados.


Assim também testemunhou o sueco Gustavo Beyer, para quem o Regimento seria “um dos mais brilhantes do mundo. Compunha-se de seiscentos homens escolhidos e fieis, da melhor estampa e raça, recrutados e mantidos pelo governo da Capitania com soldos principesco e equipamentos de luxo”.

O alemão Wilhelm Von Eschwege, coronel do Corpo de Engenheiros do Exército Real Português, afirmou:

O brasileiro tem um talento natural para aprender os exercícios militares e dar-se um ar militar, especialmente na cavalaria (...). O Regimento de Cavalaria de Linha de Minas Gerais, por exemplo, que na verdade só cumpre a função de gendarmes e nunca se exercita em manobras, já fazia três meses após a nova organização, [mas] realizava suas manobras com tal precisão que nada deixava a desejar.

O inglês John Mawe referiu-se ao recrutamento e à conduta dos soldados do Regimento de Minas:

O Regimento é belíssimo e goza de tão alta reputação que muitas pessoas se apresentam para ser alistadas. Durante minha estada em Vila Rica, duzentos voluntários faziam o serviço sem remuneração alguma, aguardando a sua vez de serem arregimentados. Este ardor facilita aos governos oportunidade de escolher homens inegavelmente animados de verdadeiros espírito militar, e conhecidos, ao mesmo tempo, por seu bom procedimento. Dizem, e eu creio, de bom grado, que a este respeito aquele Corpo não tem igual.

Segundo Saint Hilaire, os Dragões postavam-se nas fronteiras, a fim de impedir o contrabando de ouro e diamantes, em especial procurando evitar o comércio e a extração ilícita de diamantes no Distrito Diamantino. Anualmente, transportavam ao Rio de Janeiro a produção em diamantes e transportavam para as intendências o ouro em pó coletado nas Casas de Permuta. Costumavam também arrematar o Contrato dos Dízimos, na falta da pessoa especialmente designada para tal.

Além das escoltas, os Dragões do Regimento herdaram de seus predecessores as atribuições de manutenção da ordem pública. Suas companhias foram institucionalizadas e consolidadas em meio a conflitos coletivos relacionados à insatisfação contra o aumento dos preços dos alimentos, o desabastecimento e a elevação dos impostos, o medo de levantes escravos, a ameaça dos povos Puri e Botocudo.

Corrobora o bom estado de disciplina militar provavelmente atingido pelo Regimento, pois, com a chegada da família real ao Brasil, o Príncipe Regente, em 13 de maio de 1808, ao criar o Primeiro Regimento de Cavalaria, com parada no Rio de Janeiro, utilizou-se de um Esquadrão de Cavalaria da Guarda dos vice-reis e duas Companhias do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, que ali estavam estacionadas. Enquanto isso, o Regimento de Minas passaria a denominar-se Regimento de Cavalaria de Linha e somente muitos anos depois tomaria o número dois.

Após a proclamação da Independência do Brasil, o Regimento de Cavalaria Regular da Imperial Cidade de Ouro Preto foi incluído na organização do Exército Nacional, com exceção de três companhias que ali permaneceram para atender às necessidades policiais da Província. Em 24 de novembro de 1830, publicava-se a lei que organizava o Exército, a qual suprimiu o Primeiro Regimento de Cavalaria do Rio de Janeiro, e o Regimento de Cavalaria de Minas, que tinha o número dois, passou, por essa lei, a constituir o Primeiro Corpo de Cavalaria do Exército. Houve uma lenta e complexa transição que foi desembocar na formação do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, pelas quais o Império ficou sobejamente conhecido.

O Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas teve suas funções militares drasticamente reduzidas já a partir das modificações feitas em 1808, ficando abandonado em meados do século, exceto por abrigar em suas adjacências a Coudelaria Real e por sediar especiais movimentos militares, como a repressão à Sedição Militar de 1833.

4. A revolta militar de Ouro Preto (1833)

Em 1833, eclodiu na capital de Minas uma sedição militar insuflada às ocultas pelo centro restaurador da Corte. O partido restaurador aproveitou-se das queixas e ressentimentos que manifestaram oficiais do Exército em serviço de guarnição em Ouro Preto. As polêmicas tiveram eco nos jornais de oposição O Grito do Povo, Papagaio, Vigilante e Despertador Mineiro.

Na noite de 22 de março, o presidente da província de Minas, Manuel de Melo e Souza, estava em Mariana. O vice-presidente, Bernardo de Vasconcelos, estava em Ouro Preto quando recebeu informações de que haveria a sublevação da tropa de primeira linha. Imediatamente, acionou o comandante das armas, coronel Gomes Freire de Andrade, e o primeiro comandante da Guarda Municipal Permanente. Ao saírem para o cumprimento das ordens recebidas, um tiro foi disparado no quartel de Vila Rica – a senha para o início do movimento – e em seguida cerca de 30 presos militares foram soltos.

Bernardo Vasconcelos é destituído da vice-presidência e escoltado para Queluz. Assume o governo revolucionário em Ouro Preto o tenente-coronel da Guarda Nacional Manoel Soares do Couto (vice-presidência), que designa o coronel Manuel Alves de Toledo Ribas, então comandante interino do 1º Corpo de Cavalaria, para o comando das armas.

A regência fez a repressão ao movimento partir do Rio, pois considerou fraco o posicionamento do presidente da província mineira. Em 5 de abril restaurou-se o governo legal em São João Del Rei. Em um mês, foram reunidas seis guardas municipais que, enfrentando os caminhos arruinados e as morosas comunicações, se puseram a caminho de Ouro Preto. Na manhã de 23 de maio, a força legal entrou na cidade, composta por quatro divisões. Os sediciosos se evadiram e o presidente legítimo da província assume após três dias.

Segundo Lemos (1911), o fato de as tropas legais terem tomado o Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas, neste momento já provavelmente pouco utilizado para funções militares, foi determinante para a retomada da Capital, pois fizeram uso da posição estratégica da antiga fortificação, avaliada já à sua construção.

Segundo os próprios revoltosos, a sedição teve como causas: injustiças na reorganização da tesouraria provincial e outros serviços públicos; aumento do tributo sobre a aguardente; proibição do enterro de cadáveres nas igrejas; porém o cerne da insatisfação estaria nas medidas de reestruturação do Exército. Estas haviam relegado a situações de privação muitos oficiais, havia injustiças e as medidas, a pretexto de economia, estavam oprimindo e flagelando os militares.

Os julgamentos e as penas aplicadas aos sediciosos foram severíssimas, tanto que precisaram ser revistas, sendo todos os envolvidos anistiados em 19 de junho de 1835. Ao final deste ano, a Guarda Municipal Permanente passou a denominar-se Corpo Policial da Província de Minas e atravessou com esse nome meio século de atividades.

5. Sobre o Regimento e a Inconfidência

O Padre cachoeirense Afonso Henriques de Lemos traz sua versão dos acontecimentos inconfidentes ocorridos em Cachoeira do campo, como se segue. Segundo o autor, o palácio da Cachoeira era a residência predileta do Visconde de Barbacena, que tanto se comprazia naquela estância que ali permanecia a maior parte do ano. Por essa razão, foi no Palácio que o Governador recebeu a primeira denúncia sobre a Inconfidência Mineira:

Aos 15 de Março de 1789, no paço da Cachoeira comparece o execrável Cel. Joaquim Silvério dos Reis, e aos ouvidos do suspeitoso Governador leva a completa e talvez exagerada revelação de quanto sabia a respeito de tudo o que architetavam os conjurados (...). Ouvida a denúncia, o Governador manda que o delator a ponha por escripto, o que ele faz em carta datada de Borda do Campo, em 11 de abril, e entregue na Cachoeira aos 19 do mesmo mez (LEMOS, 1911, p.98-9).

Informa ainda o Padre Lemos: “Procurou o dito Gonzaga o partido e união do Coronel Ignacio José de Alvarenga e o Padre José da Silva de Oliveira e outros mais, todos filhos da América, valendo-se, para reduzir a outros, do alferes (pago) Joaquim José da Silva Xavier” (LEMOS, op. cit. p. 99).

Sobre a participação dos militares na conjuração, a carta de Silvério dos Reis diz que se previa que as companhias especiais, a serem enviadas pelos sublevados de diversas regiões das Minas, deveriam aguardar que fosse dada a senha para a tomada de Vila Rica (“Tal é o dia do batizado”), pois “o commandante da tropa paga, o tenente-coronel Francisco de Paula, estava pela parte do levante, e mais alguns oficiaes ainda” (LEMOS, 1911, p. 99).

O quartel-mestre ferreiro Eusébio da Costa Ataíde, antes citado, deixou um pequeno e pouco conhecido indício das relações inconfidentes do interior do Regimento Regular de Cavalaria de Minas. As informações aqui sintetizadas foram pesquisadas e sistematizadas por Crislayne Alfagali (2011), em sua biografia do mestre ferreiro. O nome de Eusébio da Costa Ataíde aparece nos Autos da Inconfidência Mineira porque hospeda um dos inconfidentes, o civil Crispiniano da Luz Soares, que foi preso por conversar com Salvador Gurgel “à porta da casa de Eusébio” (JARDIM, 1988, p.242-243). Crispiniano era um homem mulato, alforriado e alfaiate. Declara que: “viera das bandas do Sabará, por ocasião da Semana Santa deste corrente ano a esta semana (5 a 12/04/1789) e que nela fora hóspede de Eusébio da Costa Ataíde, onde sempre residiu até que se retirou” (Autos da devassa da Inconfidência Mineira, 1978, v. II, p. 212). Supomos que não se trata de um envolvimento isolado com a devassa. O já conhecido Baltazar Gomes tinha como um de seus credores João Rodrigues de Macedo[13], e pelo período considerado, pode-se aventar que seria o “famoso banqueiro” dos inconfidentes. Ligações no mínimo intrigantes.

Infere-se, que os oficiais mecânicos das Minas, como os tipógrafos analisados por Robert Darnton, “podiam manipular os símbolos, em sua linguagem própria, com a mesma eficácia que os poetas, estes em letra impressa” (DARNTON, 1986: 135). Em outras palavras, estavam integrados a um debate político que não se restringiu à elite.
Por lidarem com o ferro, poderia existir mais um agravante. O ferro, em barras, ou já “obrado”, fazia parte de um grupo de mercadorias necessárias e não disponíveis na Capitania: como o aço, o chumbo, o cobre e o estanho. A taxação sobre esse produto era lucrativa para a Coroa e abusiva para os colonos chegando a se pagar em “um quintal de ferro o mesmo que costumam pagar fazendas finas (tecidos finos), de grande valor, em igual proporção de peso”[14]  (CALÓGERAS, 1905, p. 55). As proibições à produção e comercialização de produtos de ferro seriam mais uma razão para esses simples ferreiros se envolverem nas principais questões políticas de seu tempo. Soma-se a isso, a participação do irmão do Intendente Câmara (empreendedor das fábricas de ferro nas Minas), o Dr. José de Sá Bitencourt Câmara. Foi denunciado, por Silvério dos Reis, “porque uns diziam que sabia fundir o ferro, outros que era da sua arte a manipulação do salitre e o fabrico da pólvora, operações das suas faculdades, [foi] logo suspeito de inconfidência”. José Bitencourt fugiu para a Bahia, mas foi preso, trazido para as Minas, julgado e absolvido. Voltou para a Bahia, e por fim declara: “não dando exercício algum a minha faculdade, e não querendo mesmo ser por ela conhecido, uma vez que era crime o apelido de naturalista”. (CÂMARA, 1897: 601).

O debate sobre a alta taxação do ferro e as restrições à produção e comercialização de produtos manufaturado, associado às outras questões que foram colocadas em pauta com a Inconfidência, mobilizou esses agentes, seja através dos estudos das artes liberais - como no caso de José Câmara -, seja no fazer diário de um oficial mecânico do ferro.

6. A Coudelaria Real

Com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, em 1808, e as mudanças na organização militar, novo destino foi dado à fazenda em que funcionava o Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria. Como já era tradição em Portugal, D. João VI fez criar nesse espaço uma coudelaria real, isto é, um haras, que preparasse os cavalos a serem utilizados pela Corte.

Em Portugal, a coudelaria real da raça Álter fora criada em 1748, por D. João V, formando animais bastante procurados por príncipes e nobres europeus para as atividades de lazer e serviço (PRIORE e VENÂNCIO, 2006). Vários exemplares da raça chegaram ao Brasil em 1808, com D. João VI, e essa raça foi uma das mais cultivadas na Coudelaria Real de Cachoeira do Campo.

A Coudelaria foi estabelecida em época de declínio econômico de toda região e procurou aproveitar as vastas possessões da Cora Portuguesa em Cachoeira. Seguem-se transcrições da Carta Régia que criou a Coudelaria e de trechos do seu Regulamento, este último com sete títulos e quarenta e um artigos.

Carta Régia de 29 de Julho de 1819
Manda fazer nos campos da Caxoeira da Capitania de Minas Geraes um Estabelecimento de manadas reaes para o melhoramento da raça cavallar.
D. Manoel de Portugal e Castro, Governador e Capitão General da Capitania de Minas-Geraes. Amigo. Eu El-rei vos envio muito saudar. Havendo julgado por conveniente mandar fazer nessa Capitania um estabelecimento de manadas reaes, com o fim de melhorar as raças dos cavallos, para o que tenho mandado vir alguns do Reino de Portugl: sou servido ordenar que aquelle os quarteis e pastos do Regimento de Cavallaria de Linha dessa Capitania, determinando que pelos cofres da Junta de minha Real Fazenda se haja de abonar toda a despeza que fôr necessaria para systemar aquelle estabelecimento, e para a compra de 50 eguas, com que elle deve começar; confiando do vosso zelo e cuidado que este projecto se haja de verificar com a devida economia, e com aquellas disposições que parecerem mais conducentes a tornar permanente e vantajoso o mesmo estabelecimento. O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e para que assim se execute sem duvida ou embargo algum. Escripto no Palacio do Rio de Janeiro em 29 de Julho de 1819.
REI.
Para D. Manoel de Portugal e Castro.
(Disponível em:

Regulamento Provisório para o Estabelecimento das Manadas Reais da Capitania das Minas Gerais, que por Carta Régia de 29 de julho do corrente ano se mandou criar nos Pastos da Cachoeira do Campo, o que ora se manda por em execução por Carta Régia da data de hoje [25/10/1819].
Título Primeiro
Das Pessoas Empregadas
Artigo 1º
(...)
Artigo 3º - A ração ordinária para cada cavalo por dia será arco e meio de capim escolhido e meia quarta de milho em duas rações, e no tempo do lançamento, que será principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro, além do milho terão meia quarta de fubá cozido com carqueja, que lhe será dado ao meio dia e, de 15 em 15 dias, uma pequena porção de sal torrado (...)
(...)
Artigo 8º - Logo pela manhã, serão os cavalos limpos com almofada, bruça, luva e penteados; depois se lhes dará água e ração. Ao meio dia se lhes tornará a dar água e à tarde água e capim, digo, água depois da ração; devem ter sempre capim na grade. No tempo quente, serão lavados de oito em oito dias ao meio dia.


Segundo Mary Del Priore e Renato Pinto Venâncio (2006), Minas Gerais já era, desde a primeira metade do século XVIII, o mais destacado centro criador de equinos da América Portuguesa. Houve um refinamento dos espécimes a partir de 1808, com a chegada dos tradicionais cavalos selecionados na Real Coudelaria de Alter, portuguesa, e com a criação da Coudelaria em Cachoeira do Campo.
Em 1819, Johann Emmanuel Pohl registrou:

Depois do almoço, viajamos a cavalo para a Coudelaria Real, ou Quartel, situada meia légua ao sul daquele que, outrora, foi o quartel do Regimento de Cavalaria de Vila Rica, depois transferido para a cidade. É um edifício muito vistoso, formando um quadrado perfeito, cuja fachada principal,assobradada, servia de morada dos oficiais; as demais alas são térreas e eram destinadas à tropa. Segundo o costume do País, os cavalos pastavam livremente nos extensos campos. Dois anos antes de minha chegada, o Governador Geral Dom Manuel de Portugal e Castro montou, com o senhor von Eschwegwe, a coudelaria, destinada principalmente à remonta do Regimento de cavalaria de Vila Rica.(...).
Na manhã seguinte tornamos a visitar a coudelaria, para a conclusão da ferra dos potros e, depois do desjejum, fomos ao arraial para assistir ao serviço divino na igreja local que, por ser dia santificado, era feito com especial solenidade.(...)

Observa-se que, neste registro, a coudelaria tem finalidade militar e, para a sua montagem, teria concorrido o militar Von Eschwegwe. Observa-se ainda que, neste momento, o prédio do quartel parecia manter suas feições originais. Já em meados do século, mais um registro de viajante europeu dava notícias do estado do Antigo Quartel e Coudelaria. Trata-se de Hermann Burmeister, que visitou Cachoeira em 1851:

Hospedei-me numa velha venda, bastante grande, na entrada norte, a qual servia também de estalagem e dispunha de muitos quartos, mas todos em estado precário. De lá até o rio levava-se um quarto de hora pelo acidentado caminho. Ao sul do rio, há algumas casas isoladas e, ao lado destas, um casarão velho e mal conservado, pertencente ao governo e que é conhecido pelo suntuoso nome de ‘palácio’. O presidente da Província costumava residir ali quando passava algumas semanas em Cachoeira. Num morro mais afastado, encontra-se outro casarão, espécie de fortaleza; era o castelo que servia de quartel, hoje abandonado (BURMEISTER, 1980).

A crer em Burmeister, tivera início o abandono e a deterioração do edifício do antigo Quartel, que mais tarde precisaria passar por verdadeira reconstrução.

Quando D. Pedro II visitou Cachoeira, em 1880, estando as terras da Coudelaria Real praticamente ociosas, o vigário padre Afonso Henriques de Figueiredo Lemos solicitou ao imperador que desse uma finalidade social à propriedade. O imperador atendeu, ordenando ao presidente da Província, Olegário Herculano de Aquino e Castro, providências. Este solicitou uma visita pessoal ao local do diretor de Obras Públicas, engenheiro Assis Brasil. Em documento de 18 de fevereiro de 1885, o engenheiro relatava:

A meu ver, devem essas terras ser divididas em lotes e distribuídas a colonos. A população pobre do arraial não deve ser privilegiada nem diferente da de outros lugares; mas em todo caso é acostumada a merecer de S. M. o Imperador a graça de ter terras para fazer suas plantações anualmente. Por isso, entendo que deva ser respeitada essa concessão, e que se ceda a cada um dos indivíduos que atualmente gozam desse favor o lote de que está de posse, o qual é insignificante (...) (Transcrito em AZZI, 2000, p. 185)

Embora respeitando os direitos adquiridos pelas populações pobres, o agrônomo acrescentava que seus métodos agrícolas eram muito rudimentares, daí a necessidade de trazer o braço europeu. Este apresentaria aos locais a manipulação de aparelhos e o uso de fertilizantes.

Em 23 de fevereiro de 1885, Olegário de Aquino anuía ao relatório técnico, manifestando ao governo imperial a conveniência de se estabelecer ali uma colônia agrícola, com loteamento da propriedade. Em 1889, apenas, a colônia foi solenemente inaugurada, com o nome de D. Pedro II. O prédio do antigo quartel estava em reconstrução.

Após a proclamação da república e um período de incertezas, João Pinheiro e Cesário Alvim resolveram levar adiante a ideia, recebendo a Colônia o nome de Cesário Alvim. Cesário Alvim era governador provisório do estado de Minas Gerais, nomeado por Deodoro da Fonseca na primeira hora da República. No começo de 1890, assumiu o Ministério do Interior. Havia já algumas casas e colonos brasileiros e estrangeiros, quando o projeto foi suspenso. (AZZI, 2000, p. 262).

Provavelmente, os primeiros entendimentos entre o Padre Afonso Henrique de Figueiredo Lemos e o salesiano D. Lasagna foram mantidos em meados de 1882. Com anuência do superior salesiano, o pároco dirigiu-se ao governo do Estado para obter a doação da propriedade aos discípulos de Dom Bosco. Mediante decreto estadual de 27/05/1893, a antiga coudelaria foi cedida aos salesianos. (AZZI, 2000, p. 113).

7. As Escolas Dom Bosco

Com a suspensão do projeto da colônia agrícola Cesário Alvim, novamente as reivindicações do padre Lemos foram decisivas para o destino que o antigo Regimento de Cavalaria teria. Havia ainda toda uma campanha de bispos e autoridades da Igreja, além do laicato católico, para que houvesse uma atuação sistemática dos salesianos no Brasil Havia também quem levantasse suas vozes contra as escolas confessionais salesianas, mormente os liberais no Rio de Janeiro e em São Paulo, porque a presença dessa ordem reforçava movimentos romanizadores na Igreja (AZZI, 2000).

Os salesianos chegaram ao Brasil em finais do século XIX e mantiveram instituições educativas em todas as regiões do país, com exceção da região Norte.

Em Minas, foram duas as regiões contempladas: Cachoeira do Campo e Juiz de Fora. O governo do Estado fez doação aos salesianos das propriedades nacionais existentes em Cachoeira, onde outrora funcionara o Regimento de Cavalaria e a Coudelaria Real, e, em seguida, o Congresso, consignou uma verba para auxiliar na fundação de um estabelecimento de ensino profissional. Já em 1893, houvera a doação de trinta contos de réis para reforma de prédio. Em 1895, o Congresso de Minas votou mais 30 contos de réis com essa mesma finalidade. Em 1896, era destinada ao estabelecimento uma verba anual de vinte contos de réis para manutenção de cursos e oficinas. A subvenção foi suprimida em 1899, por alegadas dificuldades econômicas do Estado.

Em 05 de fevereiro de 1896, chegava à localidade o primeiro grupo de salesianos, tendo as aulas se iniciado em 20 de março, com 20 alunos internos, ficando a inauguração oficial adiada para 24 de maio. (AZZI, 2000, p. 264).

Com relação à chegada dos salesianos para a inauguração do centro, ficou sobejamente conhecido o acidente ocorrido com D. Luís Lasagna e sua comitiva oficial quando, em São João Del Rey, ocorreu a colisão do trem no qual se encontrava, com outra composição férrea, causando a morte do superior salesiano.

Ao se instalarem em Minas Gerais, os salesianos receberam uma colaboração expressiva por parte de professores da Escola de Minas de Ouro Preto, destinada à formação de engenheiros na área da mineração. Esses homens estavam comprometidos com a necessidade de modernização da sociedade brasileira, tanto em termos de agricultura como de incremento ao processo industrial. Merecem destaque Joaquim da Costa Cena, Bernardino de Lima e Antônio Olyntho (AZZI, 2000, p.91).

Por sugestão de Costa Sena e Bernardino de Lima, o governo de Minas, através de Lei de 19/08/1896, começou a liberar verbas para a construção das oficinas de Cachoeira do Campo e dos materiais de ensino e aprendizagem.

Em 1902, a subvenção foi retomada, embora menor, graças à intervenção de Joaquim da Costa Sena, então presidente interino do Estado. Em 1903, foi instituído nas Escolas Dom Bosco o Projeto Fazenda Modelo. (AZZI, p. 114). As fazendas-modelo estavam em voga na província e no país, que interpretava da realidade a necessidade de formar braços para uma agricultura mais metódica, que garantisse a autonomia alimentar interna.

Cachoeira foi escolhida pelos salesianos para um tal empreendimento, em primeiro lugar, devido ao apoio expressivo recebido do governo do Estado, que não apenas ofereceu o local como se prontificou a auxiliar a obra em seus primórdios. Esse apoio público era considerado pelos discípulos de Dom Bosco uma garantia de que as atividades salesianas não seriam obstaculizadas, não obstante as reações dos liberais mais exaltados contra a presença de religiosos estrangeiros no país. O segundo aspecto que pesou na aceitação da obra de Cachoeira foi a proximidade com Ouro Preto, antiga capital do Estado, centro político e cultural. Por último, o apoio irrestrito de Dom Silvério Gomes Pimenta, bispo de Mariana, que via nos salesianos cooperadores de sua obra reformista, leia-se romanizadora. (AZZI, 2000, p. 182).

As escolas Dom Bosco tiveram como primeiro diretor o padre Domingos Albanello, que permaneceu nessa função por nove anos. A inspetoria geral era exercida por Padre Peretto, que tinha algumas diferenças com o diretor, mas respeitou a vontade e a indicação de D. Lasanha, o articulador do empreendimento em Minas. (AZZI, 2000, pp. 184-185).

A ordem salesiana tinha uma concepção de educação e um modelo educacional a implantar, nominalmente voltado para a formação das classes desfavorecidas. Suas escolas eram formadas por Liceus de artes e ofícios, escolas comerciais e escolas agrícolas, que pretendiam contribuir com o preenchimento daquilo que era visto como uma lacuna na formação do homem brasileiro: a educação profissional. O principal público a quem a ordem vislumbrava eram os expostos, os desvalidos, os órfãos (AZZI, 2000). Além disso, os salesianos trabalharam intensamente com internatos e também davam à cultura lugar de destaque em seus currículos, especialmente à música (instrumental, conjuntos, vocal, religiosa, recreativa, composição e maestros) e ao teatro.

Em Cachoeira, os salesianos tentaram implantar o setor da educação agrícola sem o sucesso esperado: aguardavam receber 350 alunos por ano no primeiro decênio, e não alcançaram sequer a média anual de 150. Crise econômica atingia o Estado. Havia carência salesiana de recursos humanos – pois apenas um salesiano tinha verdadeira formação agronômica, o Padre Domingos Zatti. Por isso, ele foi o sucessor de Abanello a partir de 1905. O colégio chegou a renunciar à sua equiparação como escola agrícola e passou por alguns anos de indefinição educacional (AZZI, 2000, p. 185).

Os salesianos também tencionavam, além da educação agrícola, desenvolver o ensino de artes e ofícios. Num relatório de 20 de janeiro de 1899, Albanello informava ao Secretário da Agricultura do Estado:

Para 1º de março, temos fundadas esperanças de inaugurar as oficinas de carpintaria e sapataria, para proporcionar, aos meninos pobres, além da instrução científica, o ensino de alguma arte com que possam ganhar honestamente a vida. O corpo do edifício destinado para isto está quase acabado, e pronto o material para as oficinas.

Num relatório de 1896, ao Secretário da Agricultura, Albanello informava:

Pelo que respeita à agricultura, temos dividido o terreno da frente e o da direita do Colégio em 6 quadrados de 10.000m² cada um. Os caminhos e alamedas que os dividem são ladeados por mais de 500 árvores frutíferas, das melhores qualidades europeias, e todas elas pegaram, exceção feita a umas 15. Nivelado convenientemente e preparado logo com o arado, obtivemos um esplêndido resultado no feijão, milho, batatas e hortaliças (...). (AZZI, 2002, p. 265).

No primeiro quinquênio, os resultados foram considerados excelentes: reconstrução do velho e arruinado edifício, manutenção de 100 alunos internos, cultivo de 250 hectares dos campos, 16 mil pés de parreiras de diferentes castas, milho, centeio, mandioca, batatas, forragens para animais, maniçoba e grande plantação de amoreiras para criação do bicho da seda – pois as oficinas pretendiam fabricar vinho e seda, dentre outros.

Os novos estatutos da escola, impressos na Tipografia Salesiana de Niterói, em 1901, referem-se à Escola Profissional de Agricultura, Artes e Ofícios de Cachoeira do Campo. Faltaram alunos para as oficinas e elas não tiveram o desenvolvimento desejado.

Num artigo publicado em 25/05 de 1901, sob o título “Os salesianos em Minas”, Bernardino de Lima diz:

Instalado o Instituto, teve logo notável concorrência de alunos pensionistas e gratuitos. A frequência elevou-se a número superior a duzentos, mas as oficinas ficavam vazias (...); todos os outros tinham a recomendação de não se destinarem à agricultura e às oficinas, e sim aos preparatórios (AZZI, 2000, p. 232).

Os estatutos da Escola, impressos em 1901, se encerraram com uma nota de ofertas de produtos agrícolas assim redigida: “a Escola Agrícola de Dom Bosco, em seguida a muitos ensaios e aos resultados obtidos, pode no próximo mês de agosto pôr à disposição dos municípios e dos viticultores do Estado bacelos de variedades mais refratárias ao antracnose, ao vidium e ao peronosfera (...) estes bacelos de castas já aclimatadas, escolhidas entre as melhores e podem, em poucos dias, chegar ao seu destino.
Forneciam-se também colmeias fabricadas segundo o sistema do Padre Domingos Zatti, internacionalmente premiado, e vinho branco de missa. O empreendimento, além de destinado ao aprendizado agrícola, era também lucrativo e empregava assalariados. Esse foi um de seus pontos frágeis, pois, na época da plantação das roças pelos colonos locais, a mão de obra nas Escolas Dom Bosco escasseava. Também não se sabe o impacto do aprendizado na Fazenda Dom Bosco sobre os referidos colonos.

O objetivo expresso da instituição era a formação da juventude pobre, em termos de técnicas agrícolas, preparando assim mão-de-obra especializada para o trabalho da lavoura, que era também a expectativa do governo. Porém, o país recentemente saído da escravidão, fomentava em seus jovens as carreiras liberais e as letras. Em ofício de 04 de março de 1903, endereçado ao secretário do interior Delfim Moreira, Albanello dava as seguintes informações: “Em resposta, cabe-me a honra de respeitosamente informar a V. Excia. que o curso de alunos destinados à agricultura [tem] já por sua conta 18 meninos órfãos e pobres admitidos neste curso, podendo a diretoria receber mais seis indicados pelo governo do Estado. (...) É com prazer que levo ao conhecimento de V. Excia. que alguns dos meninos aqui desvalidos, iniciados na agricultura, já se acham em diversos pontos do Estado empregados em fazendas onde estão vantajosamente remunerados”. Nesse momento, os salesianos chegaram a renunciar à equiparação das Escolas Dom Bosco ao ginásio oficial. Mas a exiguidade das matrículas fê-los recuar. (AZZI, 2000, p. 269).

Em uma visita feita ao colégio, o Sr. Dr. Pinto de Moura faz as seguintes
observações:
"No que respeita à disciplina escolar é digna de nota a orientação que aos alunos
é dada no estabelecimento, em cujos estatutos se lê: 'Segue-se nas Escolas D.
Bosco o sistema preventivo que consiste em explicar aos alunos o regulamento do
instituto, vigiando-os em seguida por tal forma que nunca se arredando deles a
assitência carinhosa e paternal dos superiores, se achem na impossibilidade de
cometer transgressões no cumprimento de seus deveres religiosos, escolares e
disciplinares. Visa este sistema convencer e introduzir a razão e caridade cristã,
evitando todo castigo e até mesmo quando possível, as mais leves punições" 20. AZZI, Riolando. Os salesianos em Minas Gerais: o decênio inicial da obra salesiana 1895-1904. São Paulo: Salesiana, 1986. P. 40.

Embora não alcançasse suas metas iniciais em termos de público discente atingido, as Escolas Dom Bosco se mantiveram como referência para o ensino agrícola em Minas Gerais e para o ensino preparatório nas redondezas. Em dois artigos sucessivos publicados por John Dale no periódico A lavoura (Cf. AZZI, 2002, p. 266), é possível entrever como funcionava a escola na segunda década após a fundação: os cursos duravam dois anos, e os aprendizes tinham acesso a rudimentos de português, aritmética, geografia, física e química, história natural e do Brasil e agronomia. O currículo era mais prático, sendo cumprida a maior parte da carga horária dos alunos nos campos, inclusive operando os arados modernos, semeadeiras e capinadeiras de que a escola dispunha.

Em 1911, o relatório apresentado ao Dr. José Gonçalves de Souza, secretário de agricultura, pelo Dr. Carlos Prates, diretor da agricultura, terras e colonização, é favorável à situação da Escola Agrícola Salesiana.

É este estabelecimento subvencionado pelo Estado com a quantia de 10:000$000 anuais, com a obrigação de manter vinte alunos mandados pelo governo para aprendizagem da agricultura.
(...)
Possui o estabelecimento um excelente campo prático de agricultura, máquinas agrícolas modernas, pequenas oficinas para a aprendizagem de ferreiro e carpinteiro, grande área de terrenos ocupados com diversas culturas, entre as quais principalmente a vinha e outras plantas frutíferas, boas pastagens, onde se cria gado para leite, fazendo-se a seleção para esse fim e servindo também para estudos práticos de zootecnia, excelente criação de abelhas e galinhas de raça.
Movido por força hidráulica, possui o estabelecimento complexos maquinismos de beneficiamento para mandioca, milho e manteiga; possui ainda excelente alambique para aguardente de uva, aparelhos para o fabrico de vinho, etc. (CF. AZZI, 2002, p. 267).

Apesar de todos os esforços envidados e do prestígio regional que a escola atingiu, mais como centro preparatório tradicional do que como profissionalização, as Escolas Dom Bosco passaram por sérias dificuldades financeiras em 1923, quando, por ocasião da morte do Padre Peretto e da escassez dos alunos, a ordem pensou em fechar a escola. A mobilização de salesianos locais e de Augusto de Lima Júnior não só permitiu o saneamento das finanças, como permitiu a obtenção do reconhecimento do curso secundário. A escola continuou a receber alunos de diversas localidades.

Em sua obra Mansuetude, Augusto de Lima Júnior apresenta as Escolas Dom Bosco como um modelo de educação moderna, precursora dos princípios e métodos promovidos pelos pioneiros da Escola Nova.

A música das Escolas Dom Bosco

A formação musical e cênica era parte importante dos currículos salesianos na primeira metade do século XX, segundo AZZI (2003). O autor mostra como ela aparece nos registros referentes às várias escolas salesianas no país.
Já nos estatutos de 1901, foi prevista uma banda de música para as Escolas Dom Bosco de Cachoeira do Campo, como de resto na pedagogia salesiana. Ao visitar esse colégio, em 29 de janeiro de 1903, o presidente do Estado, Francisco Sales, foi recebido de manhã pela banda colegial, havendo nova exibição pela tarde, assim registrada no periódico Minas Gerais: “A banda do colégio, que já se fizera ouvir na chegada do presidente, e que conta com um instrumental completo, rompeu festivamente o Hino Nacional, entre ruidosas exclamações”. Na sessão lítero-musical da noite, a banda se fez ouvir de novo, tocando diversas marchas, conforme o programa oficial.

Ainda nesse início do século XX, outros os desafios se impuseram às instituições confessionais, como as salesianas. Muitas delas se tornaram internatos para se manterem abertas. Riolando Azzi deixa sua interpretação:

Duas razões convergentes contribuíram para sua expansão. Em primeiro lugar, as dificuldades de comunicação então existentes entre os centros urbanos e as regiões interioranas, onde a instrução escolar era inexistente ou muito precária. Por essa razão, muitos pais enviavam seus filhos para os internatos, a fim de receberem a educação adequada. O segundo motivo que reforçava essa opção era a mentalidade autoritária, então dominante: julgava-se então que a melhor forma de educar as crianças era mantê-las em regime de reclusão. (AZZI, 2002, p. 119).

O Colégio Dom Bosco de Cachoeira manteve essa possibilidade desde que suas melhores intenções com relação ao ensino agrícola sofreram revezes, embora sendo encerradas em 1933 (AZZI, 2003, p. 94). Ao longo do século XX, o Colégio reforçou o aspecto cívico e militar de seu currículo, até em razão de passar o Brasil por dois longos regimes de exceção.

Uma notícia de que também em Cachoeira do Campo a educação cívica de cunho positivista e a instrução militar se fizeram foi a formatura de reservistas de 1920. Em outubro, as Escolas Dom Bosco de Cachoeira do Campo celebravam as bodas de prata da fundação. Dentre as solenidades comemorativas, foi dado destaque à formatura da primeira turma de reservistas do estabelecimento (AZZI, 2002, p. 36). O Ministro da Guerra foi representado pelo capitão Leônidas Marques, comandante da 15ª companhia de metralhadoras, com sede em Ouro Preto, que foi também o paraninfo da turma.

As turmas de reservistas não foram mantidas por muito tempo, pois, já em 1924, apesar das insistências dos superiores do colégio, uma comissão militar, vinda de Ouro Preto, inspecionou a instrução militar no colégio e considerou-a inadequada, apesar dos evidentes e envidados esforços da instituição por manter esse aspecto de sua formação.

Augusto de Lima Júnior e sua presença nas Escolas Dom Bosco

Quando da beatificação e canonização de Dom Bosco, estavam entre os amigos que exaltaram sua obra educacional os ex-alunos das Escolas Dom Bosco de Cachoeira do Campo Mário Lima e Augusto de Lima Júnior. Os irmãos Bernardino de Lima e Augusto de Lima haviam estado entre os pioneiros colaboradores da instalação das Escolas Dom Bosco em Cachoeira do Campo, e nela matricularam seus filhos, Mário de Lima e Augusto de Lima Júnior.
Mário de Lima foi importante interlocutor de Mário Casasanta, reformista da educação mineira no período 1926-30 (presidência de Antônio Carlos), sendo talvez esta a razão pela qual Casasanta veio a se interessar pela pedagogia de Dom Bosco, e se tornou um de seus divulgadores.
Augusto de Lima Júnior estudou com os salesianos de 1900 a 1903. Em 1929, voltou a Cachoeira, quando começou a evocar suas pregressas vivências e a refletir sobre os princípios e experiências pedagógicas salesianas, escrevendo obras como Dom Bosco e sua obra educativa e Mansuetude. A casa onde viveu Augusto de Lima Júnior durante seu período de estudos sobre a educação salesiana mantém-se preservada e compõe o conjunto ora tombado.

Os bens culturais integrados à edificação principal

Brasão representando as armas reais de Portugal, atribuídas a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, naquela que teria sido a sua única obra de caráter militar. Esculpido em 1779.
Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no pátio central da edificação principal, considerada a primeira imagem desta invocação a ser entronizada em Minas.
Relógio de Sol no pátio do antigo Colégio Dom Bosco
Serralheria baseada em elaborado sistema hidráulico, construída, provavelmente, na primeira década do século XX, juntamente com o mecanismo hídrico de geração de energia elétrica e a Ponte Dom Bosco.

Referências
ALFAGALI, Crislayne Gloss Marão. A trajetória de um artesão em Vila Rica do Ouro Preto no Século XVIII: Eusébio da Costa Ataíde em busca da mercê de Deus. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho de 2011.
Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador: A História do Cavalo Mangalarga Marchador, Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 1991
Autos da devassa da Inconfidência Mineira, 2 ed., Brasília: Câmara dos Deputados/ Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1978, v. II.
AZZI, Riolando. A obra de Dom Bosco no Brasil: cem anos de história. Barbacena: Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa, 2000. V. 1. A implantação da obra salesiana: 1883-1908.
AZZI, Riolando. A obra de Dom Bosco no Brasil: cem anos de história. São Paulo: Editora Salesiana, 2002. V. 2. A consolidação da obra salesiana: 1908-1933.
BOHRER, Alex. História de Ouro Preto. Disponível em: (http://www.ouropreto.mg.gov.br/acidade/historia.php). Acesso em 21/12/2012.
BURMEISTER, Hermann. Viagem ao Brasil. Belo Horizonte: EDUSP; Itatiaia, 1980.
CALÓGERAS, João Pandiá. As Minas do Brasil e sua legislação. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, v. II, 1905.
CÂMARA, José de Sá Bitencourt.  Memoria mineralogica do terreno mineiro da Comarca de Sabara. Revista do Arquivo Público Mineiro, Ouro Preto: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1897, v. 2, fascículo 4, p. 599-609.
COTTA, Francis Albert. Breve história da PMMG. Belo Horizonte: Crisálida, 2006.
COTTA, Francis Albert. Para além da desclassificação e da docilização dos corpos: organização militar nas Minas Gerais do século XVIII. Mneme. Revista de Humanidades. UFRN. V. 02. N. 03, fev./mar. 2001.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa. Tradução de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
Exposição do Governador D. Rodrigo José de Menezes sobre o estado de decadencia da Capitania de Minas - Geraes e meios de remedia-lo. 04/08/1780. Revista do Arquivo Público Mineiro, Ouro Preto, n º 2, ano 1897, p. 311-327.
FAGUNDES, Samuel Mendonça. Processo de transição de uma banda civil para uma banda sinfônica. Belo Horizonte: UFMG, 2010 (Dissertação de Mestrado).
GOULART, José. Alípio. O cavalo na formação do Brasil. Rio de Janeiro: Letras e Artes, 1964.
JARDIM, Márcio. Síntese factual da Inconfidência Mineira. Belo Horizonte: Instituto Cultural CODESER, 1988.
LEMOS, Pe. Afonso Henriques de. Monographia da Freguezia da Cachoeira do Campo (Município de Ouro Preto). Revista Do Archivo Publico Mineiro, Anno XVI, vol. I, Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas Geraes, 1911.
PEREIRA, Vera Lúcia Silva. “Caras, mas boas” – Música e poder simbólico (a partir da análise da Banda da Armada Portuguesa). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008 (Dissertação de Mestrado em Música).
POHL, Johann Emmanuel. Viagem ao interior do Brasil.
PRECIOSO, Daniel. Os pardos forros e livres em Vila Rica: sociabilidade confrarial e busca por reconhecimento social. Revista Opsis. UFG, v. 8, n. 11, 2008, pp. 318-340.
PRIORE, Mary Del; VENÂNCIO, Renato Pinto. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem Pelo Distrito dos Diamantes e Litoral do Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2004.
SANTOS, Manoel Isaú Souza Ponciano dos. Luz e Sombras. Internatos no Brasil. São Paulo: Salesiana Dom Bosco, 2000.






[1] Caracterizar a Ponte do Palácio.
[2] Chamados de emboabas, que quer dizer “galinhas calçudas”, devido ao hábito dos reinóis, ainda não adotado entre os paulistas, de compor a indumentária com calças e botas.
[3] Aqui se tem a primeira referência para uma história do Antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas, ora tombado.
[4] Provavelmente os atuais bairros Tombadouro e Centro, segundo Ouro Preto (2007).
[5] Essa dedução de Saint Hilaire não encontra ressonância nas pesquisas sobre a história da região, que identifica as escavações profundas a que se refere o viajante às voçorocas provocadas pelo uso indiscriminado do solo para a agricultura, conforma discutido em outros pontos destes estudos técnicos (OURO PRETO, 2007 e LEMOS, 1911).
[6] Lúcio Fernandes Ramos. Cachoeira do Campo, a filha pobre de Ouro Preto.
[7] Alusão à própria história das bandas musicais no Brasil. Tropa de linha refere-se à tradição das bandas militares, inauguradas no Brasil com a chegada de D. João VI. As banda de “barbeiros” refere-se à importante contribuição que os negros fizeram à tradição musical brasileira, ao compor as bandas populares nas quais diversos ritmos propriamente brasileiros se desenvolveram; a designação barbeiros é uma referência a uma das atividades profissionais que esses músicos desenvolviam. (PEREIRA, 2008 e FAGUNDES, 2010).
[8] Prática de os vassalos abrigarem e alimentarem os soldados e seus cavalos.
[9] Ordem Régia de 16/11/1735. Revista do APM, Vol. XVI, p. 386.
[10] “Monographia da Freguezia da Cachoeira do Campo (Município de Ouro Preto)” in REVISTA DO ARCHIVO PUBLICO MINEIRO , Anno XVI, vol. I, Belo Horizonte: Imprensa Official de Minas Geraes, 1911, p. 102-103.
[11] Euzébio da Costa Ataíde integrava a Confraria de São José dos Bem Casados, em Vila Rica, e seus testamentos, inventários, bem como livros (de atas, de receitas e despesas, de recibos, de entrada, de óbitos e de eleições) dessa Confraria foram analisados pelo pesquisador Daniel Precioso (2008). Euzébio era pardo, o que equivalia a uma condição social de certo prestígio, e não propriamente uma cor, nas Minas da época, segundo parte da historiografia. Proprietário de diversas moradas em Vila Rica, de 11 escravos, de uma mina de topázio e de duas tendas de ferreiro, combinava seus empreendimentos com a patente militar, que também lhe conferia este prestígio social acessível aos pardos.
[12] Como é sabido, Francisco de Paula Freire de Andrade tornou-se um dos principais inconfidentes.
[13] “João Rodrigues de Macedo  – o maior banqueiro de Minas Gerais, talvez o homem mais rico da Capitania e, sem embargo, o maior devedor entre os mineiros à Fazenda Real – pagou para não ser preso”. (JARDIM, 1988, p. 164-170).
[14] Fabricar e comercializar ferro na Capitania das Minas se tornou uma questão constante para autoridades tanto metropolitanas quanto coloniais. O governador de 1780-1783, D. Rodrigo José de Meneses declara: “se em toda parte do mundo é este metal necessário, em nenhuma o é mais, que nestas Minas; qualquer falta que dele se experimente cessa toda qualidade de trabalho: seguem se prejuízos irreparáveis, e é uma perdição total”. Exposição do Governador D. Rodrigo José de Menezes sobre o estado de decadencia da Capitania de Minas - Geraes e meios de remedia-lo. 04/08/1780. Revista do Arquivo Público Mineiro, Ouro Preto, n º 2, ano 1897, p. 311-327. O fim das restrições ao fabrico de ferro só viria em 1795.

Fonte da imagem: Ouro Preto World (http://www.ouropreto-ourtoworld.jor.br/index.htm). Acesso em 02/04/2019.

SHARE

0 comentários :

Postar um comentário