Home » » Saudades do Matão, a canção

Saudades do Matão, a canção

Written By Ana Claudia Gomes on domingo, 26 de janeiro de 2020 | 09:28

Vista aérea da Colônia Santa Izabel em 2010.

A canção Saudades do Matão é um grande orgulho do bairro Colônia Santa Izabel, em Betim - MG, pois atribuída a um compositor ali internado em épocas de segregação da hanseníase. Porém, as pesquisas são controversas com relação à identidade do compositor.
Segundo Geraldo França Lima (citado nas anotações do Coral Tangarás de Santa Izabel sem as referências da publicação), Saudades do Matão foi composta pelo maestro José Carlos da Piedade. 
Natural de Patrocínio - MG, onde nasceu em 1869, residiu também na cidade mineira de Araguari. Daí foi para Barretos, Franca, Campinas e Matão, todas em São Paulo.
Viveu em várias colônias de atingidos pela hanseníase, tendo nelas liderado o movimento musical, e morreu na Colônia Santa Izabel, onde compôs "Dobrados de Santa Izabel" e "Suspiros de Santa Izabel".
Teria composto a música, mas não a letra da canção Saudades de Matão. A primeira execução pública de que se tem notícia é de 1904, por Jorge Galati, em Araraquara. Até 1920, a canção era muito popular, mas nada se sabia de sua autoria. Seu título original fora Francana. A Revista A Lua atribuiu a autoria ao próprio Galati.
A letra, por sua vez, teria sido composta em 1938, por Raul Torres, que a gravou com Serrinha. 
Em 1949, Oro Perches de Aguiar reivindicou a autoria da canção. Também Antenógenes Silva e diversos outros compositores depois destes. 
Almirante realizou rigorosa pesquisa, que favoreceu Jorge Galati. 
Geraldo França de Lima também realizou pesquisa musical e defendeu a autoria de José Carlos da Piedade, com base em seu estilo, exarado nas já citadas músicas de sua autoria.
A canção foi grande sucesso com Raul Torres e Serrinha (1941) e também com Carlos Galhardo (1958).
José Carlos da Piedade teria dito aos companheiros nas colônias que não reivindicaria a autoria da canção, pois, para isso, teria que se expor, sequelado, em querelas públicas.
SHARE

4 comentários :

  1. Olá Ana Cláudia,

    Conheci essa valsa recentemente e achei linda. Acabei gravando ela num arranjo para violão. Teu texto me ajudou a entender melhor as origens dessa música. Muito obrigado.

    Escrevi a minha história com essa música aqui:
    http://thiagokreutz.blogspot.com/2021/09/saudades-de-matao-podcasts-serestas-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre soube que o verdadeiro Autor foi Jorge Galati, de origem italiana. Nunca soube destes "compositores"de tal canção!

      Excluir
  2. Esta música foi adotada como o hino da minha cidade

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! A composição é uma valsa. É uma pena que seu autor não tenha sido conhecido.

    ResponderExcluir