Maquiavel

Written By Ana Claudia Gomes on quarta-feira, 28 de dezembro de 2016 | 16:20

Dizem que Nicolau Maquiavel é vítima de gente maquiavélica. Essa que simplifica seu pensamento e o torna um guia para o político autoritário. Posso aqui lhe fazer também essa injustiça. Humildes desculpas aos meus fantásticos professores de ciência política. Aliás fantásticas professoras.
Entendi que segundo Maquiavel. Quando o líder político precisa tomar medidas impopulares. Que farão a opinião pública se engalfinhar. Que deixarão putos da vida os seus apoiadores de primeira e também de última hora. Que gerarão embates viscerais e violentos. O líder político deve praticar as malvadezas ou razões de Estado logo de cara.
Depois ele leva presentes às crianças nas escolas. Dá o pontapé inicial nos campeonatos de todas as divisões. Entrega pessoalmente algumas cestas de alimentos e as chaves de casa própria. Vai às festas de igreja e de formatura. Dá o circo e o teatro. Faz boas ações políticas.
Se ele sobreviver aos primeiros meses. Realizar as reformas que interessam aos poderosos. Mantiver a fé das multidões. No final vai ficar tudo bem. Ele poderá continuar liderando até a morte. Que virá cedo ou tarde.
Maquiavel escreveu O Príncipe. Apenas porque não é hábito escrever A Princesa. Mas tinha lá Elizabeth I de Inglaterra e Irlanda que não me deixa mentir.
The End.
SHARE

0 comentários :

Postar um comentário